Debate sobre casamento gay nos EUA e na França favorece a questão no Brasil

Publicada em 28/03/2013.

Enquanto a Corte Suprema dos Estados Unidos debateu nos últimos dois dias a legalização do casamento homossexual, na França, a Assembleia Nacional adotou o projeto de lei "Casamento para Todos" que será analisado no dia 4 de abril pelo Conselho Constitucional. Os dois países também são palco de manifestações pró e contra a união gay, acirrando a opinião pública sobre este polêmico assunto.

A evolução dessas decisões e debates sobre o casamento homossexual nesses dois países influencia a causa no Brasil. Na América do Sul, o único país que autoriza o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo é a Argentina. Já o Uruguai votará em abril um projeto de lei. O Brasil, por enquanto, tem apenas o reconhecimento sobre a estabilidade das uniões homoafetivas - uma importante decisão do Supremo Tribunal Federal.

No Fato em Foco de hoje conversamos sobre como o debate do casamento homossexual nos Estados Unidos e na França pode favorecer a questão Brasil com o presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais, Carlos Magno Silva Fonseca, a presidente da organização Interpride France, Delphine Ravisé-Giard, com a especialista em direito homoafetivo, Maria Berenice Dias, e com o estudante Guilherme Ferreira de Ávila.

 

Para ouvir a reportagem clique aqui.

 Fonte: http://www.portugues.rfi.fr/geral/20130328-debate-sobre-casamento-gay-nos-eua-e-na-franca-favorece-questao-no-brasil

Copyright 2017. Maria Berenice Dias

Maria