Grande jurista homenageada pelo Projeção, Maria Berenice dias emociona-se diante de um auditório tomado por estudantes de Direito

Publicada em 16/09/2011.

"Vocês não tem ideia do quanto isso que está acontecendo aqui, nesta noite, é importante para mim", disse. 

O diretor acadêmico da Educação Superior, professor José Sérgio de Jesus, entrega obra do artista plástico Omar Franco à Maria Berenice:  escultura criada  em homenagem à Grande Jurista.

A desembargadora não conseguiu conter a emoção diante das homenagens: público aplaudiu de pé.
 


Logo ao chegar ao Projeção, a jurista pediu para conhecer a sala que leva seu nome no Prédio 2:  primeiro momento de emoção. 

Maria Berenice fala para um auditório completamente tomado por convidados e estudantes de Direito: noite histórica para o curso.


Desembargadora e primeira mulher a ingressar na magistratura gaúcha, a advogada  e Mestre em Processo Civil Maria Berenice Dias foi a   homenageada especial da noite de segunda,12, durante a  Semana Jurídica "Grandes Juristas". O evento é promovido pela Escola de Ciências Jurídicas e Sociais de 12 a 16 de setembro na FAPRO-Taguatinga.  Escolhida  como  "Grande Jurista" pelos alunos e professores de Direito, Maria Berenice veio  a Brasília receber a homenagem do Grupo Projeção e  palestrou para os estudantes  no auditório do complexo educacional de Taguatinga.  O nome da Grande Jurista batiza uma das salas da  Faculdade de Direito da unidade. Logo após descerrar reprodução da  placa de sala que leva seu nome e receber obra de arte produzida pelo artista plástico Omar Franco em sua homenagem, Maria Berenice não conseguiu  esconder a emoção. Na tribuna do evento, com a voz embargada, a Grande Jurista confessou que aquele era um grande momento para sua vida profissional. "Vocês não tem idéia do quanto isso que está acontecendo aqui, nesta noite, é importante para mim. É uma honra poder ser escolhida junto de nomes tão importantes da história do Direito", disse. A jurista ficou particularmente emocionada coma exibição de  vídeo institucional  que a mostrou  como Grande Jurista ao lado de nomes como Rui Barbosa, Sobral Pinto, Pontes de Miranda, Miguel Reale, entre outros. Na mesa de honra da noite de homenagens, além da própria Grande Jurista, estavam a diretora geral das unidades educacionais do Grupo Projeção, professora Catarina Fontoura;  o diretor acadêmico da Educação Superior, professor José Sérgio de Jesus; o diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, professor Asdrúbal Júnior; e o diretor da Faculdade Projeção de Taguatinta, professor Lauri Correa. Concorrido, o evento lotou as dependências do auditório do Prédio 2 (P2) no complexo educacional de Taguatinga, com grande participação dos alunos.Durante a  palestra, Maria Berenice falou sobre tema de sua especialidade: a união homoafetiva e seu impacto sobre a jurisprudência no país. Alunos puderam formular perguntas  à palestrante que, ao final do evento, distribuiu autógrafos em livros de sua autoria trazidos ao auditório pelos próprios acadêmicos. Ainda nesta  semana, na quinta (15) e na sexta (16) , outros dois  Grandes Juristas também eleitos pelos alunos também virão ao Projeção receber as homenagens. O deputado estadual e advogado Fernando Capez (15); e  o advogado tributarista Ives Gandra (16). Assim como Maria Berenice,  Capez e Gandra, nas noites de suas homenagens, vão palestrar para os alunos.

 

 

 

 

 

Copyright 2017. Maria Berenice Dias

Maria