Diretora do IBDFAM assume presidência da Comissão de Diversidade Sexual da OAB Federal

Publicada em 25/03/2011.

A vice-presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, Maria Berenice Dias, foi convidada a presidir a Comissão de Diversidade Sexual da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB. Criada na última terça-feira, dia 22/03, durante audiência pública, a comissão será responsável pelo encaqminhamento das ações e dos projetos da entidade nessa área e terá como missão a elaboração do Estatuto da Diversidade Sexual proposto pelo Conselho Federal da Ordem.

Maria Berenice Dias se disse honrada com o convite e afirmou que esta é uma grande oportunidade para aprovar uma legislação inclusiva que acabe com a invisibilidade e a discriminação em relação aos homossexuais e que os advogados precisam ser sensíveis a essa causa ainda difícil no âmbito do Legislativo, mas que vem avançando no judiciário.

Presente na audiência, a senadora Marta Suplicy (PT-SP) disse que muitos dos avanços que vem sendo feitos na defesa dos direitos dos homossexuais se deve ao trabalho da vice-presidente do IBDFAM. "A Dra. Maria Berenice Dias têm sido uma "leoa" na defesa destas questões e nós devemos muito ao trabalho dela", afirmou.

Marta Suplicy considerou como um grande progresso a criação da comissão. Segundo ela, muitos juizes e até mesmo advogados não tem noção das dificuldades que muitos homossexuais enfrentam em determinados momentos da vida e que eles, magistrados, têm que julgar.

Para o deputado Jean Wylys (PSOL/RJ) considerou importante criação da Comissão e a presença de Maria Berenice na presidência da mesma. "Maria Berenice tem um grande acumulo na defesa dos direitos homossexuais, uma defesa árdua na extensão da cidadania aos homossexuais", disse.

 

Fonte: Jus Brasil

Copyright 2017. Maria Berenice Dias

Maria